Materiais fluorescentes são aqueles que, ao serem excitados por luz ultravioleta ou por radiações mais energéticas como raios-x e gama emitem luz visível durante a relaxação, que é processo inverso da excitação.
Esta simulação mostra a evolução dos modelos de átomos. Escolha o modelo de Bohr e verifique, tanto para a luz monocromática quanto para a luz branca, os processos de excitação e relaxação e os fótons emitidos.
No caso da lâmpada, os eletrodos aplicam uma alta tensão num gás com pressão baixíssima.
Os elétrons são acelerados e o gás ganha energia através dos choques, ficando excitado e assim emitindo grande quantidade de radiação ultravioleta.
A luz branca é obtida por causa da camada de fósforo que é um material fluorescente. Quando essa camada recebe energia dos fótons ultravioletas, fica excitada e emite muitos fótons com energia mais baixa. Essas diversidades de freqüências são captadas pelos nossos olhos como uma luz branca.
Este vídeo mostra o processo de fabricação e teste de uma lâmpada fluorescente.
Abaixo há um link no qual você pode escolher o elemento, as tensões utilizadas e visualizar as energias envolvidas, bem como os fótons emitidos.