Você já reparou o que acontece com um ferro quando está em uma temperatura elevada?? Já se perguntou por que uma brasa de carvão ou de um cigarro tem aquela cor avermelhada? Ou como uma lâmpada de filamento funciona?
ferro em brasa
Bom, o nome desse fenômeno é incandescência. Mas o que acontece com esses corpos para que eles apresentem essa característica?
Sabe-se que tudo composto por matéria, apresenta átomos. Quando estes corpos estão com uma determinada temperatura estão também com uma determinada agitação dos átomos, o que faz com que emitam radiação.
Dependendo da temperatura a radiação pode ser térmica ou visível, quando está mais elevada, ou seja, a freqüência da radiação emitida com maior intensidade do espectro contínuo depende da temperatura.
Onde podemos estimar qual é a temperatura das estrelas no universo, sabendo que o comprimento de onda que tem mais intensidade é caracteristo da temperatura. A lei que faz essa relção chama-se Lei deWien:
- sendo 0,00289m.K a constante de Wien
O que explica o por que de sentirmos o calor de uma fogueira mesmo passando longe, ou o por que de um ferro quando vai aumentando sua temperatura sua cor vai do avermelhado até um branco laranjado.
E pode-se explicar o funcionamento de uma lâmpada de filamento... Quando uma corrente elétrica passa pelo filamento fino de tungstênio, ocorre um grande aumento de temperatura deste, fazendo emitir radiação visível (luz).
A grande desvantagem desse tipo de iluminação é o baixo rendimento de cerca de 5%, pois este tipo de lâmpada gera muito calor e pouca luz, sendo proibida a sua fabricação na União Européia.
O grande Beakman com toda a sua maluquice e simplicidade na explicação lhes mostrará como se dá a luz na incandescência.
E também uma simulação singela de espectro de corpo negro, o que podemos entender que é um corpo que emite radiação característica à sua temperatua: